O dia 31 de outubro marca a data da Reforma Protestante, movimento que deu origem às igrejas reformadas, oriundas da Igreja Católica, porém tendo como única regra de fé e prática as Sagradas Escrituras.
Martinho Lutero, sacerdote agostiniano, nascido em 10 de novembro de 1483, Eisleben, Alemanha, após estudar a Bíblia, percebeu que as praticas da Igreja não condiziam com o que a palavra de Deus falava, então, no dia 01 de novembro de 1517, dia de Todos os Santos, pregou na porta da Catedral de Wittemberg, suas noventa e cinco teses, entre as quais estavam a objeção a venda de indulgencias, (compra de perdão), objeção a Dulia e a Hiperdulia (culto aos santos e à Maria), objeção a salvação pelas obras e o livre acesso dos leigos ao vinho da eucaristia, (ceia) e à Bíblia.
Sua principal contribuição para a história foi a tradução da Bíblia para o Alemão, o que levou outros a traduzi-la para seus idiomas locais. A intenção de Lutero nunca foi romper com a Igreja Católica, porém como propôs João Calvino, a Igreja Católica estava corrompida demais para ser reformada, propondo a criação de uma nova igreja, onde as práticas e costumes não se diferenciassem da igreja primitiva, porém sua regra de fé e prática seria regida pela Bíblia.
Calvino teve um importante papel na reforma, francês, nascido em 1509, Noyon, França, viveu a maior parte da vida em Genebra, Suíça, onde veio a falecer em 1564. Suas doutrinas influenciaram grandemente as igrejas reformadas, entre as quais se encontra a Igreja Presbiteriana, nome pelo qual ficou conhecida nos Estados Unidos, sendo antes chamada de Calvinista, como ainda é conhecida até hoje.
A intenção da reforma nunca foi a "livre interpretação das escrituras", como uma forma de interpretar a Bíblia e tirar dela o que aprouver. Mas, que através do livre acesso à bíblia e a pregação da palavra, o homem pudesse ser liberto do pecado. A reforma pôs fim ao mandonismo e ao poderio da Igreja Católica, trouxe luz às sagradas escrituras e aos cultos prestados a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário