Presépio tradicional
O mais cristão dos símbolos natalinos é também o mais rejeitado pelos evangélicos.
Em muitas casas de pessoas evangélicas é possível ver árvores de natal, papai noel, mas em poucas veremos um presépio.
Se existe um símbolo natalino que mais reflete o natal, este símbolo é o presépio, lapa ou lapinha, como também é conhecido. Criado no século XIII, por Francisco de Assis, o presépio tem como objetivo contar a história do natal. Diferente da árvore, o presépio tem sua origem no cristianismo e tem como o único objetivo contar a história do natal, especialmente para os iletrados e as crianças.
Porém, mesmo sendo o melhor símbolo natalino, muitos cristãos evangélicos no Brasil preferem não tê-lo junto a sua decoração natalina. É claro que os motivos para não montar o presépio estão em sua origem católica e o fato de conter imagens de escultura. Mas há muitos costumes que herdamos dos católicos, afinal o protestantismo surgiu do cisma com a igreja Católica, também devemos lembrar que a separação nunca foi o intuito da reforma, porém o que era proposto era um "reforma", literalmente. Sabemos que não foi possível, mas devemos ter em mente que nem todos os costumes católicos são errados, exceto aqueles que vão na contramão da Bíblia.
No que diz respeito às imagens, elas estão ali para exemplificar a história e, nos dias atuais, não precisam ser uma representação exata, mas podem ser formas abstratas, que também podem representar este momento. As imagens também não estão ali para serem adoradas. Esta ultima frase pareceu uma justificativa católica para a presença das imagens na igreja, porém o que quero dizer aqui, é que não há outro motivo para montar um presépio do que o de contar a história do nascimento de Cristo.
Presépio Moderno
É claro que existem aqueles que tem as imagens do presépio como sendo sagradas, mas nós sendo conhecedores da palavra, devemos entender que é apenas uma história sendo contada, assim como as figuras das revistas de EBD, que não tem como objetivo criar imagens para serem adoradas, apenas servem para ajudar as crianças e também os iletrados.
Para aqueles que desejam uma boa forma de ensinar sobre o natal, o presépio é uma ótima escolha.
Observação: Não necessariamente o presépio deve ter três reis-magos, pois a bíblia diz que são "reis", não a quantidade, que obviamente foi deduzida pela tradição por conta dos presentes que são três: ouro, incenso e mirra.
Muito bom, deveriamos todos rejeita sim a árvore e o papai noel,
ResponderExcluirPois é, a sua justificação "evangélica" é a mesma dos católicos para as imagens das igrejas, que é a verdade, não há explixação além disso nem adoração, a imagem é o evangelho que pode ser entendido pelas crianças e pelos humildes, não é adoração, um complemeto, quando na Palavra diz que não farás ídolo e não terás deuses além de mim, não é feito nada disso, ninguém é colocado acima de Deus por causa de uma imagem, o Senhor da Igreja Católica é Jesus!
ResponderExcluirTiago
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito dos comentários me ajudou refletir bastante...
ResponderExcluirGostei muito dos comentários me ajudou refletir bastante
ResponderExcluirDesculpe usei sem querer o nome da flora. Mas gostei muito dos comentários me ajudou a refletir bastante...
ResponderExcluirGlória a Deus!🌷👏👏👏
Que bom! Amei! Sempre tive dúvidas sobre o presépio cultuar e adorar imagens eh uma coisa e ter algo simbólico eh outra! Este ano vou ter um presépio.
ResponderExcluir