domingo, 4 de dezembro de 2011

Um Natal Consciente - Papai Noel



          O mais evidente dos símbolos natalinos é Papai Noel ou São Nicolau, que tem origem na história de um homem chamado Nicolau de Taumaturgo, um arcebispo do século IV que ajudava pessoas necessitadas em segredo, deixando em suas chaminés sacos com moedas de ouro. Ao longo do tempo, a história foi incrementada, tornado-se no que é hoje.

          O personagem que antes da influência da Coca-Cola era retratado como um monge, vestindo verde e roupas tradicionais, adquiriu a forma rechonchuda e as roupas com as cores da marca, que tiveram origem numa gravura de Thomas Nast, cartunista alemão. Desde de então, o personagem passou a ser associado à marca e consequentemente ao consumo.

          Atualmente o Papai Noel, ocupa o lugar mais alto do natal, ofuscando o real significado desta data. O mais incrível é que muitos evangélicos que rejeitam o presépio, abrem as portas de suas casas para esta figura que serve de ruído, especialmente para as crianças, entenderem o real significado do Natal. Por mais que se conte a história do nascimento de Jesus para uma criança, a figura do Papai Noel acaba roubando a cena e levando abaixo tudo que a criança aprende sobre Cristo, pois na prática ela é bombardeada pela figura do Papai Noel, enquanto Jesus não é visto por elas.

          Esta figura, que tira o foco do Natal de maneira sutil, também leva o crédito pelo esforço dos pais em presentear seus filhos. Como Cristãos, não precisamos de mentiras para ensinar bons valores para nossos filhos, será muito mais gratificante entregar o presente e ensinar que ele é fruto do trabalho dos pais, do que contar a que ele veio de "um velhinho que vem do pólo norte trazer presentes pelas chaminés alheias". Contando a verdade fazemos com que a criança valorize o trabalho e a vida dos pais, assim como afastamos a presença do Papai Noel para reforçar a de Cristo, já que a criança será influenciada pelo Papai Noel por todos os cantos. Também devemos mostrar que a razão do presentear deve ser a salvação que Cristo veio trazer ao mundo e que nos é dada de graça como um presente.

          Muitos acham que a influência do papai noel não faz mal, porém, a verdade é que ela não é necessária e sutilmente atrapalha, e muito, a história do natal. Reflita, mude e ensine seus filhos utilizando da mais linda história de todas, a da salvação, tornando seu Natal, um Natal consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário