sábado, 3 de março de 2012

04 de março - Dia Mundial da Oração

          No dia 4 de março comemora-se o dia mundial  da oração, um dos maiores privilégios que o homem pode desfrutar neste mundo. Orar é falar com Deus, saber que mesmo estando sozinho neste mundo, temos o nosso Deus que nos ouve e fala conosco. 

          Orar é engrandecer a Deus, pedir, agradecer, clamar, interceder e também ouvir. Os momentos silenciosos em nossas orações são muito importantes, pois quando dizemos que orar significa falar com Deus, devemos levar em consideração que, para que exista uma conversa, é preciso interação das duas partes. Permanecer em silêncio durante a oração é ouvir o falar de Deus, meditar em nossas palavras, refletir se estão sendo ditas conscientemente ou se tornaram-se mero ritual.

          É por meio da oração que confessamos os nossos pecados, pedimos perdão a Deus, nos entregamos de todo o coração a Ele e recebemos um conforto inigualável. 

          Existem algumas situações em que os Cristãos costumam orar, tornando-as habituais. Uma das que mais admiro é o hábito de orar de joelhos antes do culto, costume este que é bem mais comum na rotina dos nossos irmãos pentecostais do que nas nossas, infelizmente. Colocar-se de joelhos é um ato de humilhação, reconhecimento de que diante de Deus não somos nada, apenas seus servos, escravos. Orar de joelhos, quando feito de todo o coração, nos dá a perspectiva correta de quem nós somos e de quem Deus É.

          O hábito de orar no culto quando solicitado, é por vezes um temor para muitos, que talvez, não entenderam a preciosidade de falar com Deus em meio a Igreja de Cristo.

          Outro hábito comum entre os Cristãos é a oração pré-refeição. Como é maravilhoso reconhecermos Deus em momentos como este, especialmente num mundo em que tempo é dinheiro e as pessoas mal podem parar para  apreciar sua comida. 

          Também há a oração noturna, pré-sono. Esperamos que esta não seja a única do dia, pois agradecer pelo nosso dia é maravilhoso, porém dar a Deus nosso último minuto não é uma atitude sábia, especialmente tratando-se da oração que necessita apenas que estejamos acordados e sóbrios. Podemos orar em qualquer lugar e a qualquer hora. 


          Há a oração matutina, onde os Cristãos costumam pedir proteção para o dia que nasce e agradecem pela noite de descanso.


          Hábitos a parte, o que não pode faltar na vida do cristão é oração. Necessitamos a cada dia pedir perdão de nossos pecados, precisamos que Deus, através de sua palavra, nos convença e nos mostre que precisamos dele. Assim a palavra de Deus nos leva a oração. 

          Devemos orar a Deus nos momentos alegres e difíceis. Agradecer e pedir socorro, clamar a Deus por misericórdia, louvar seu nome porque Ele é bom, e engrandecê-Lo, pois foi para isto que nascemos. Devemos interceder por nossos irmãos, por aqueles que não conhecem a Deus, pedindo para que reconheçam o Senhor como seu Salvador. Precisamos interceder pelos doentes e necessitados, clamar por aqueles que não querem mais ouvir, que tornaram-se surdos e cegos para com Deus. Existem muitas situações em que o único "remédio" é orar.

          Em nossas orações não podemos, de maneira nenhuma, sermos egoístas, pedindo apenas por nossa vida, afinal temos tantos motivos para orar! Devemos orar uns pelos outros, pelos governantes, pelos ministros da Igreja, pelos missionários, pelos vizinhos, colegas, amigos, pelo nosso chefe, pelos nossos inimigos, por quem não conhece a palavra.... É, realmente a oração se mostra um desafio também.

          Enfim, orar é essencial à vida do crente, somando-se à leitura bíblica diária, é a chave para a obediência e conforto na vida Cristã.

          Para aqueles que desconhecem a forma de orar, lembremo-nos da oração do Senhor/Pai Nosso/Dominical:

Pai nosso que estás no céu, 
santificado seja o teu nome;
venha o teu reino, faça-se a tua vontade,
assim na terra como no céu;
o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
e perdoa-nos as nossas dívidas, 
assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
e não nos deixes cair em tentação;
mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]1

Mateus 6. 9-13 - Tradução Almeida Revista e Atualizada, 2. ed.

1 A parte em colchetes não consta do texto grego adotado.

*Lembrando que o amém das nossas petições significa "Assim seja".  




Nenhum comentário:

Postar um comentário