segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ser ou não ser Ananias?

Mensagem, Domingo 25 de Março.

Atos 5.1-11

5.1   Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade,


5.2   mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.


5.3   Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?


5.4   Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.


5.5   Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.


5.6   Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram.


5.7   Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera.


5.8   Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto.


5.9   Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.


5.10   No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.


5.11   E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.



Quem era ESSE ANANIAS?

      Casado com Safira;

      Que encontra na esposa uma cumplice;

Deus instituiu o casamento para dar ao homem e à mulher auxiliadores que lhes fossem idôneos, auxiliadores que preocupassem com a vida espiritual da família, Ananias entra em acordo com a sua mulher, ou seja, ela foi conivente. Talvez se ela tivesse se oposto ele não teria cometido tamanha transgressão. Quantas vezes nós nos tornamos cumplices dos nossos familiares e amigos. O amor por nossos amigos e familiares não devem impedir que nós os admoestemos, pelo contrário deve motivar as nossas exortações aos nossos amados.

      Um homem invejoso, (Atos 4.36 e 37);

4.36   José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre,


4.37   como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.

Ananias viu o sincero ato de Barnabé e quis transparecer a mesma imagem diante dos homens.

      Que privilegia a estética ao invés da ética;

Preferiu parecer tão sincero e piedoso quanto Barnabé, mas no seu coração reinava a inveja  e a mentira. Quis parece mas não quis viver piedosa e caridosamente.

      Tenta enganar a Deus;

      Arcou com as consequências dos seus atos;

Quando agimos, temos que estar cientes que todas as nossas atitudes estão sendo observadas por Deus. E que de tudo ele nos pedirá contas (Eclesiastes 11.9).
O nome Ananias significa: Segredo de Deus. Segredo é algo que se confia a alguém que merece confiança, um mentiroso, invejoso não me parece alguém digno de confiança.

E aí como você responde à pergunta inicial: Ser ou não ser Ananias?

Eu ACHO que não!

Mas a Bíblia também traz um bom exemplo de Ananias. Atos 9. 10- 19.

      Quem é esse outro Ananias?

      Discípulo, disposto a fazer a vontade de Deus. Atos 9.10

9.10   Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!

Quando Deus vai até ele para lhe enviar em missão ele Prontamente responde EIS-ME AQUI, SENHOR. Quantas vezes nós ficamos colocando barreiras para que a vontade do SENHOR seja feita nas nossas vidas. Exemplo: “hoje eu não vou pra Igreja, porque a Rosana Jatobá falou que tinha previsão de pancada de chuva”. Pare de inventar desculpas pra não fazer a vontade de Deus, viva da maneira que Deus manda e faça o que Ele ordena e a sua vida será mais feliz.

      O outro Ananias foi prudente ao tentar evitar o encontro com Saulo. Foi obediente à ordem, mas mesmo com medo obedeceu à ordem que o Senhor o havia dado.

9.13   Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;


9.14   e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.


9.15   Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;
9.16   pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.


9.17   Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.

      O outro Ananias não duvidou do poder de transformação de Deus.

Muitas vezes ouvimos falar que alguém que conhecemos está frequentando a Igreja e logo dizemos: “Deve estar interessado em alguma coisa ou em alguém” (o pior é que realmente a gente as vezes fala coisas assim e até piores). Quando dizemos frases assim, admitimos que Deus não é capaz de salvar aquele pecador, que o sacrifício de Jesus foi menos significante que os muitos pecados. Deus usa as coisas loucas do mundo para confundir as sábias, usa um homem que anteriormente era perseguidor de Cristãos, para ser um dos maiores pregadores do Santo evangelho de Jesus Cristo que todo o mundo já viu.

      O outro Ananias tinha como missão levar a mensagem de cura de Deus para Saulo.

E hoje, que tipo de mensagem você tem levado às pessoas que te rodeiam? O seu testemunho de vida tem falado de Deus? Nós devemos nos lembrar de que Jesus nos manda Ir e pregar o evangelho à toda criatura fazendo discípulos (Marcos 16.15). Essa é a nossa obrigação de Cristãos (se é que o somos verdadeiramente).
        
                  Outro Ananias chegou para abrir os olhos e batizá-lo. Mesmo já sendo circuncidado. Atos 9.18

9.18   Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.

Ananias foi ao encontro de Saulo porque era necessário que Saulo voltasse a ver, para que enxergasse a situação medíocre que se encontrava e que percebesse o novo caminho que trilharia agora como seguidor de Jesus Cristo a quem perseguia.

·                                 O outro Ananias ajuda Saulo na nova vida. Atos 9. 19

9.19   E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos.

Ajudando-o a se fortalecer e a integrar-se ao grupo Ananias, esse acompanhamento deve ser praticado por nós, ajudando os nossos irmãos devemos acompanha-los e auxiliá-los enquanto precisarem de ajuda na caminhada da vida cristã.

E agora? Podemos nos espelhar em um Ananias?

Acho que SIM.

Mas reflita, os dois chamavam-se Ananias, mas eram totalmente diferentes, porque um buscava obedecer e servir ao Senhor com a sua vida e o outro se preocupava em parecer bom aos (corruptos) olhos humanos mas sendo mentiroso e falso aos (retos e perfeitos) olhos de Deus.

Hoje em dia muita gente se diz Cristã, mas cristão é aquele que vive o evangelho e prega com palavras mas principalmente em cada ação, em cada atitude durante toda a vida. Ananias é aquele em quem Deus confia um segredo algo precioso, seja esse bom Ananias e o Senhor te dará a força e a coragem necessária para fazer a vontade d’Ele. Ananias temos alguns, o que diferencia é a conduta.(com cristãos é a mesma coisa) decida, que tipo de cristão você quer ser.

Que Deus nos Abençoe e nos guarde.


Resumo feito por Magnilson Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário