10 de Julho é a data em que a IPB comemora o dia do diácono, ofício criado nos primórdios da Igreja para que ela fosse bem servida e para que os presbíteros pudessem se dedicar totalmente aos assuntos espirituais:
Atos dos Apóstolos
6.1 Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.
6.2 Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.
6.3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;
6.4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
6.5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
6.6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
6.7 Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.
Almeida Revista e Atualizada - SBB
O diaconato é indispensável para que os presbíteros (pastores, reverendos, bispos), desempenhem bem sua vocação na Igreja de Cristo. O diácono é aquele que auxilia, que serve. É aquele que não está a frente, mas que traz ordem à igreja e dá suporte para quem está. Sendo assim, este cargo está totalmente ligado ao presbiterato.
Ser diácono é uma vocação que requer empenho, disposição e amor a obra de Deus. Os demais requisitos para o diaconato encontram-se em I Timóteo 3.8-10.
Ao contrário do pensamento comum de muitos cristãos, ser diácono não é um "degrau" para outros cargos eclesiásticos, pois como parte do corpo de Cristo, cada um foi chamado para uma tarefa diferente (Ef. 4.11), e a vocação do diaconato é diferente da do presbiterato. Esse parecer portanto, não impede um diácono de tornar-se presbítero, porém não significa um "estagio obrigatório" para exercer o presbiterato.
O versículo 7 nos mostra ainda, que o auxílio dado pelos diáconos à Igreja primitiva permitiu seu crescimento, pois aliviando o "fardo" dos presbíteros, eles poderiam se consagrar a palavra de Deus e a oração, enquanto os diáconos se dedicavam a servir o povo e a manter a casa de Deus em ordem. Ainda hoje uma junta diaconal bem preparada oferece bom suporte para o crescimento de uma igreja.
O diaconato também é uma função ligada a caridade; João Calvino, diferente de outras tradições reformadas, instituiu um corpo de diáconos pra atender aos pobres e necessitados sob orientação do Consistório de Genebra.
Esta breve exposição do diaconato nos mostra o valioso o trabalho desses irmãos na igreja de hoje! Que Deus os abençoe e desperte outros mais para servi-Lo em sua Igreja, e que nós, como corpo de Cristo, tenhamos amor pela obra e por quem a faz, orando e encorajando os diáconos da Igreja a servir com amor e a honrar a Deus em seu trabalho! Feliz dia do diácono!
Nenhum comentário:
Postar um comentário