Doutrinar é o caminho para que o povo de Deus o obedeça e foi pensando nessa parte da vida cristã, que surgiu no séc. 18, na Inglaterra, a Escola Bíblica Dominical, no início voltada às crianças que participavam do culto sem entendê-lo muito bem. Sua origem é atribuída a várias pessoas, entre elas John Wesley, Reverendo anglicano fundador do metodismo. Entretanto a maioria atribui o movimento da EBD a Robert Raikes, anglicano.
Em nosso país a EBD chegou com os metodistas, em 1836, desde então esteve presentes na maioria das Igrejas evangélicas.
A escola bíblica é o precioso instrumento da igreja evangélica para promover o conhecimento das escrituras entre seus membros, sendo não apenas uma ferramenta para alcançar os neófitos, novos na fé, mas todos os cristãos em todas as faixas etárias.
Atualmente muitas igrejas, como foi feito em nossa congregação, tem optado por realizar a EBD no período da tarde, mais próximo do culto vespertino, pois permite aos membros virem uma só vez à Igreja no domingo, o que para muitas famílias é uma benção, especialmente nas grandes cidades, onde o processo de locomoção é mais difícil. Entretanto em nosso país a EBD acontece tradicionalmente no horário da manhã.
A escola da vida funciona com classes organizadas de acordo com faixas etárias, sexo, estado civil e doutrina para os catecúmenos. Há igrejas que fazem também divisão por assunto, permitindo que seus matriculados escolham o curso de que participarão durante o período letivo. Geralmente o currículo é trimestral e estuda-se a partir de uma revista, livro, a Bíblia ou catecismos. Os professores são em maioria leigos.
Na vida de uma igreja que deseja um compromisso com Deus e verdadeiramente procura a sabedoria divina para lutar contra o pecado, a EBD é instituição indispensável. Portanto, é necessário que haja da parte dos membros disposição e compromisso com a escola bíblica dominical, para que a igreja cresce e não pereça por falta de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário