segunda-feira, 1 de outubro de 2012

01 de Outubro - Dia do Idoso

          Hoje é o dia nacional e internacional do idoso, data que também é comemorada pela IPB, portanto dedicarei as próximas linhas a falar um pouco dessa fase da vida.

          Para muitos é chamada a melhor idade, mas para os jovens ouvir tal afirmação "coça" os ouvidos, pois como é possível ser essa a melhor idade se o corpo se encontra cansado, a mente sem tanto vigor e a visão não mais bem prestativa? Muito desse esteriótipo pode ser em certa parte "preconceituoso", mas é natural que essas coisas aconteçam e tirem um pouco da liberdade da pessoa, que é tão preciosa para o ser humano. Mas como podemos enxergar essa fase como a melhor da vida? 

         A palavra que talvez defina essa melhor idade pode ser Maturidade. Após tantas experiências, boas e ruins, é natural que se adquira a maturidade, é nessa idade em que o nível de sabedoria já está num ponto maduro, ou seja, não apenas sabedoria intelectual, porém a sabedoria da vida que ganhamos ao longo do caminho percorrido. Entendemos que um idoso está na melhor idade da vida, porque suas atitudes emanam sabedoria de vida, já não deve tomar decisões tolas, mas viver prudentemente, visto já ter percorrido uma boa caminhada. 

          Mas para que essa fase da vida seja realmente boa, vou contar-lhes a história de um ancião da Bíblia que com toda a certeza viu nessa período da vida, o que de melhor pode ver de toda ela:

Lucas 2.25-35

2.25   Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
2.26   Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor.
2.27   Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava,
2.28   Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:
2.29   Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
2.30   porque os meus olhos já viram a tua salvação,
2.31   a qual preparaste diante de todos os povos:
2.32   luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.
2.33   E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia.
2.34   Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição
2.35   (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.
ARA - SBB
 
          Embora o texto não nos conte sua idade, o contexto nos leva a conclusão de que ele estava na "melhor idade", versículo 2.26 e 29. E realmente fora a melhor idade de sua vida, pois ele viu o nosso Salvador. Após esse acontecimento o Senhor poderia despedi-lo, pois tivera o mais incrível encontro de sua vida. Se não tivermos um verdadeiro encontro com Deus, de nada adiantará vivermos 150 anos, nunca chegaremos na melhor idade. 

          Ser um idoso feliz é ter aprendido com tudo o que se viveu e passar adiante sua experiência de vida para aqueles que estão começando. Não é atoa que o ministério da igreja foi entregue a eles (Presbítero quer dizer Ancião),é claro que também exitem anciãos de poucos dias, mas normalmente são mais velhos, pois estão mais maduros.

O apóstolo Paulo, em sua carta a Timóteo diz:

2 Timóteo

4.7   Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

          Essa deve ser a alegria de todo o idoso, olhar para trás e ver que guardou a fé, perseverou como Simeão e viu a grande Salvação do mundo. É muito bom quando podemos contar com a experiência de nossos irmãos mais idosos, em nossa congregação somos muito bem providos pela sabedoria de nossos irmãos, pois realmente são maduros e nos ensinam muito.

          Que o povo de Deus esteja cheio de anciãos sábios e maduros e que a alegria de suas vidas seja a presença de Cristo constante em seu dia a dia. Feliz dia do Idoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário