O dia 15 de novembro celebra a passagem de um sistema de governo (a Monarquia) para outro (a República), onde a sociedade tem participação ativa. A proclamação da República em nosso país, permitiu ao povo que participasse da escolha de seus governantes, bem como tivesse direito de se candidatar e formar partidos políticos para melhor defender seus ideais. No entanto o envolvimento dos brasileiros na política é o mínimo possível, até mesmo o papel de orar pelas autoridades é deixado de lado por muitos cristãos. Isso se deve por conta de nossas raízes e por uma falta de conhecimento de Deus.
Nosso país é conhecido pelo seu "jeitinho", o que nada mais é do que pecado. Vivemos numa sociedade onde cada um pensa em si mesmo, enxergando sempre os erros dos outros, no entanto nunca olha para si mesmo. A corrupção é sempre do próximo, mas quando atos corruptos são feitos pelo próprio fulano, é sempre por conta de uma força maior, uma necessidade. Assim cada um enxerga a si mesmo como "justo", e o outro é sempre o corrupto. O Salmo 12.8 -"Os impios andam altivos por toda a parte, quando a corrupção é exaltada entre os homens." Nos mostra uma verdade sobre o nosso país. Aqui a corrupção é exaltada pelos homens, quem nunca ouviu alguém dizer que no lugar dos políticos corruptos praticaria os mesmos atos que eles? Ou que sicrano está certo em sonegar impostos?
Aquele de descumpre as regras e se dá bem é herói em nossa nação. Isso num país que se diz cristão! Se olharmos para sociedade não cristãs e compararmos ao Brasil, embora não temam a Deus, como é o caso dos Japoneses, tem muitos princípios éticos que deveriam ser vistos na vida daqueles que confessam a Deus como Senhor de suas vidas, isso é uma vergonha!
Toda essa situação de nosso país deve motivar a Igreja a ter uma cosmovisão cristã para o Brasil. Nós, conhecedores da verdade, devemos levar esses princípios éticos para o nosso povo. Precisamos viver uma vida exemplar e não deixar que as raízes de nossa cultura do "se dar bem acima de tudo" seja vista em nossa vida.
Que o aumento de evangélicos no país reflita aqui uma melhora na sociedade, e que os princípios cristãos possam nortear nossa República e que cada Igreja seja uma escola de cidadania para nossa sociedade onde quer que esteja. Que Deus abençoe nosso país e nos dê um crescimento saudável, que Ele envie justiça a nossa sociedade e que possamos ser exemplo de um povo transparente, onde haja justiça social e respeito aos direitos e deveres de cada um.
Que possamos ter a fé que os antigos tinham e interceder continuamente por nossa pátria. A exemplo do nosso hinário, onde há uma seção especial (376-380) onde existem hinos que são verdadeiras orações por nosso Brasil. Que esse tipo de sentimento não desapareça de nosso meio e que o Brasil continue a desfrutar do conhecimento da verdade. Que Deus seja exaltado nessa nação. Amém
Hino 378 H.N.C. - Por Nossa Pátria Oramos
Por nossa Pátria oramos
A ti, supremo Deus!
Por nosso lar clamamos
A ti, ó Rei dos céus!
Bendize a vida pastoril,
Governa o brio senhoril,
Modera a lida mercantil!
- Deus salve a Pátria!
Da Pátria, que nos deste,
Desvie tua mão
Desgraças, fome e peste,
Perfídia e sedição!
Sustenta a ordem nacional,
O bom governo imparcial,
E dá-nos graça divinal!
- Deus salve a Pátria!
Dá-nos real civismo,
Fiel, constante, audaz!
Promove o cristianismo
Do Príncipe da paz!
Da Pátria afasta crenças vás,
Derrama bênçãos temporãs!
Dominem só. doutrinas sãs!
- Deus salve a Pátria!
A tua Igreja inflama
Com zelo e terno amor,
E seja o seu programa
Cumprido com vigor!
Então, os salvos de Jesus,
Lutando firmes pela Cruz,
Difundirão de Cristo a luz
Por toda a Pátria! Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário