domingo, 2 de dezembro de 2012

Ano Novo na Igreja - O Tempo do Advento


O Calendário Litúrgico, rege os serviços dominicais dos cristãos desde os primeiros séculos da Igreja. Ele tem como tema principal a obra da salvação realizada na vida de Cristo. Assim, desenvolveu-se uma maneira de destacar um aspecto diferente da vida de Cristo a cada festa do calendário. O ano litúrgico, desta forma, tem a finalidade de revelar, “reatualizando”,  toda a história da obra e redenção de Cristo, desde a vinda de Jesus a este mundo até a sua morte, ressurreição, ascensão e o envio do Espírito Santo à sua comunidade.

O primeiro ciclo do Ano Litúrgico é o ciclo do Natal, cujo primeiro tempo é o do Advento, nome que deriva do Latim Adventos e quer dizer "chegada". Esse tempo surgiu no séc. IV, como uma preparação para a Epifania (data em que a cristandade comemorava o nascimento a encarnação de Jesus antes de estabelecer-se o Natal), quando os catecúmenos costumavam ser batizados. Esse era um tempo de oração e jejum, semelhante a Quaresma. Entre o séc. IV e o VII, o Advento ganhou a forma de conhecemos hoje, composto de quatro domingos que precedem o dia de Natal e ganhando um aspecto escatológico (relacionado à segunda vinda de Jesus).

Esse tempo tem como principal objetivo levar os cristãos a se prepararem para a festa do Natal, refletindo na vinda de Jesus e agradecendo a Deus pela dádiva de Cristo em nossa história, vindo para nos resgatar do pecado e nos redimir diante de Deus. É tempo de alegria e vigilância, estando sempre atentos e nos preparando para a vinda do Messias. O Advento recorda também o Deus da Revelação. Aquele que é, que era e que vem (Apocalipse 1.4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. A celebração do Advento é um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário