quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O Natal para os Cristãos!

Enquanto há discussões em nosso meio quanto à comemoração do Natal, o mundo comemora essa festa de uma maneira totalmente subvertida. O Natal, a festa da natividade de Jesus Cristo, tornou-se a festa vermelha e verde do Papai Noel e seus ajudantes. Muitos podem argumentar que o Natal nunca foi uma festa Cristã, porém a partir do momento em que passou-se a celebrar o nascimento de Jesus (antes comemorado no dia da Epifania, 06 de janeiro), aquela tornou-se a data de uma celebração Cristã. Embora os romanos comemoravam o seu "Sol Invictus" no dia 25, os cristãos celebravam a Jesus, que está sobre o sol, a lua e as estrelas. Assim, os cristãos sempre comemoraram nesse dia o nascimento de Jesus. Toda essa discussão quanto à comemoração do Natal, se dá porque a referência maior das comemorações cristãs, o Ano Litúrgico, não faz parte da vivencia de maioria das igrejas. Dessa forma, como a Bíblia não ordena a comemoração do Natal, muitos não veem motivos para comemorá-lo. No entanto, o Natal faz parte do Ano Litúrgico, que como um todo celebra a obra da salvação, utilizando da vida de Jesus para ensinar a Igreja, desde o anúncio de que haveria um Messias (Advento), até seu nascimento (Natal), ministério (Tempo Comum), morte e ressurreição (Páscoa Cristã), Ascensão, descida do Espírito Santo (Pentecostes Cristão) e segunda vinda. Como podemos ver o Natal faz sentido, não isoladamente, mas como parte da obra salvífica. Enquanto há discussões em nosso meio, o mundo dá uma enorme brecha para a evangelização através dessa data Cristã que foi incorporada no calendário civil, mas que se trata de uma data Cristã.

Devemos ver o Natal como uma data nossa, uma oportunidade para levar a verdadeira luz do Natal, que é Jesus, fazer com que Ele nasça em vários corações, através de sua história que começa numa manjedoura. Essa não é a festa da família ou da paz, é a festa do Menino-Deus nascido duma virgem. Devemos abrir nossas igrejas e anunciá-lo, pois o mundo está mais propenso a ouvir sua história. Devemos mostrar ao mundo que o presente maior é a salvação e que a paz é encontrada somente n'Ele. 

O Natal é verdadeiro quando a vida do Cristão resplandece todas as dádivas que este Menino veio trazer ao mundo. 

"Pai tem misericórdia de nós e ajuda-nos a viver com alegria e  transformados pela vida do teu Filho enviado ao mundo. Que o Senhor não se farte de nossas festas como aconteceu às festas que o povo judeu celebrava com o coração distante de Ti, mas que possamos ser verdadeiros naquilo que vivemos e dizemos. Amém."

Que esta seja uma oportunidade para que a Igreja leve a luz de Cristo ao mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário