sábado, 12 de janeiro de 2013

O Batismo do Senhor

  O Domingo seguinte à Epifania de Senhor é o domingo do Batismo de Jesus, onde a Igreja celebra esse acontecimento que também é uma epifania e possui um significado enorme para o ministério de Cristo e a comunidade cristã. No batismo de Jesus, vemos as três pessoas da Trindade se manifestando aos homens, Deus-Filho sendo batizado por João, Deus-Pai exclamando "Este é meu Filho amado em quem me comprazo" (palavras que combinam frases chaves do Antigo Testamento e que confirma a veracidade da pregação de Jesus, Sl 2.1; 10.1; Is 42.1), e Deus-Espírito se manifestando em forma de pomba. Deus Uno se revelando ao homem de forma Trina, confirmando a todos os ouvintes o messianato de Jesus.

  O batismo de Jesus também marca o início de seu ministério público. O batismo de João, que era o simbolo de remissão de pecados (Lc 3.3), predizia a missão de Jesus, que veio ao mundo trazer libertação de todo o pecado, como afirma João Batista nos relatos do Evangelho segundo o Apóstolo João (1.29-34), chamando Jesus de Cordeiro de Deus. Muitos podem se perguntar por qual motivo Jesus, o Cristo, receberia tal batismo, se nele não há pecados? A resposta é simples e dada por João, o batismo de que ele oferecia era apenas realizado com água, mas Jesus batizaria com o Espírito Santo de Deus. Dessa forma Jesus mostrou à multidão que seguia a João, que Ele era aquele a quem eles esperavam e que os batizaria em breve com o Espírito Consolador de Deus. Esse ato de Cristo de juntar-se à fila dos pecadores para receber o batismo de João, nos mostra toda a essência da vida de Jesus, que veio para se fazer oferta pelos pecadores indignos e separados de Deus. Ele viveu entre os pecadores, pois ele veio para os doentes e não para os sãos. No ato do batismo Jesus se submete radicalmente à vontade Deus, ele assume publicamente sua missão como Servo do Deus Vivo. 

  A partir do batismo de Jesus devemos nos perguntar se estamos dispostos a nos tornar servos de Deus, pois assim somos feitos em nosso batismo, somos feitos filhos do Deus Altíssimo, somos feitos filhos amados de Deus. Mas como temos nos comportado? Será que nós batizados temos nos submetido radicalmente a vontade de Deus, temos vivido como seus filhos? O batismo de Jesus nos mostra a seriedade desse sacramento, que deve estar presente a cada dia em nossas vidas, se de fato recebemos o batismo com água e com o Espírito, pois se não há vida cristã, transformada e santificada, apenas recebemos o batismo com água. Mas quando o Espírito habita em nós, somos transformados a cada dia, mesmo falhando, estamos lutando contra a carne e crescendo no Espírito. Verdadeiros batizados, devem viver a vida que Jesus morreu para nos dar e estar pronto para tudo suportar em Nome de Jesus. 

  Lembre-se que és um batizado, tens o selo do Espírito em tua vida! Busque a Deus em sua Palavra, não deixe de orar, ter comunhão com os irmãos e viver submetido a vontade do Senhor. Seja um verdadeiro cristão, pois assim muitos ouvirão o que dizes, pois de fato podem ver isso em tua vida. Se ainda não és batizado, prepare-se para receber este sacramento que nos sela com o Espírito e nos torna parte do corpo de Cristo, nos chamando a viver a vontade de Deus. Que o nosso batismo possa ser uma manifestação de Deus em nossas vidas, como foi uma Epifania na vida de Cristo. Amém.

William de Almeida Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário