quinta-feira, 11 de julho de 2013

10 de Julho - Dia do Diácono; o Diaconato e a Ação Social

O papel do diácono na vida da igreja é essencial para o ministério da pregação da Palavra. Para que uma igreja seja bem alimentada espiritualmente é preciso que o pastor tenha tempo suficiente para se dedicar exclusivamente ao ensino das escrituras, mas para que isso ocorra é necessário a figura dos diáconos, homens preparados para servir a igreja de uma forma diferente daqueles que ministram a Palavra e os sacramentos, servindo-a socialmente.

Em Atos 6.1-7, quando nos é narrado a instituição dos diáconos na vida da igreja, vemos a necessidade de pessoas atentas aos cuidados básicos da vida da igreja primitiva, no caso, a distribuição diária dos alimentos, que eram divididos na comunidade de Jerusalém. Mais adiante, em I Timóteo 3.8-10, vemos os requisitos necessários para aqueles que desejam servir à igreja como diácono.

3.8   Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância,

3.9   conservando o mistério da fé com a consciência limpa.

3.10   Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.


A função do diácono e da junta diaconal é servir a igreja de acordo com suas necessidades básicas. O Manual Presbiteriano, em seu artigo 53, do capítulo IV diz o seguinte sobre as funções a que os diáconos devem se dedicar:

a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos;
b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos;
c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados
ao serviço divino;
d) exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa
de Deus e suas dependências.

Após essa exposição escriturística e confessional, é necessário avaliarmos como está sendo exercida a função dos diáconos em nossas comunidades? Se uma igreja vai bem é porque tem sido instruída na Palavra de Deus e tem sido atendida pelos diáconos. Se há problemas na vida da igreja, é preciso avaliarmos se a falta de instrução na Palavra, não se deve ao fato de o Ministro do Evangelho estar desempenhado muitas funções que deveriam ser exercidas pelos diáconos da igreja. 

O serviço do diácono é importantíssimo para o funcionamento do culto e a vida em comunidade da igreja. É preciso que estejamos atentos aos pobres e necessitados. Uma junta diaconal forte, pode impedir por exemplo, que muitos passem necessidade sem serem percebidos pela igreja. Fomos reunidos num único Corpo para darmos assistência uns aos outros, suportando-nos e levando as cargas uns dos outros, portanto a necessidade de um irmão deve ser a de todos, pois é o Corpo que passa por necessidades. Essa preocupação social também pode fazer diferença na vida de um descrente, pois a igreja,  por meio de sua junta diaconal, pode direcionar uma arrecadação de ofertas que visem ajudar uma pessoa que passa por necessidades, mostrando ao mundo que a igreja não é uma instituição que engana as massas para enriquecer, mas que o dinheiro arrecadado na igreja é para ser usado na obra de Deus, e fazer o bem é obra de Deus. João Calvino, instituiu um corpo de diáconos para atender aos pobres e necessitados sob orientação do Consistório de Genebra. Ações como essa são importantes na vida da igreja atual.

Vale lembrar que o diaconato não é o primeiro degrau para a "hierarquia eclesiástica", mas um ministério que exige vocação própria para esse serviço e amor às obras sociais que fazem parte da vida da igreja. Que Deus abençoe nossos diáconos e que eles sirvam a igreja conscientes da importância de seu trabalho para o povo e o ministro da Palavra. Que nossos diáconos se espelhem em Estêvão, diácono exemplar e mártir da Igreja e também em Filipe, o diácono que evangelizou o eunuco etíope.  

William de Almeida Santos

10 de Julho, dia do diácono, data oficial do calendário da IPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário