Hoje a obra presbiteriana no Brasil completa 154 anos proclamando o evangelho da graça de Deus! Nascida da obra do Senhor Jesus, que em 12 de agosto 1859 enviou o rev. Ashbel Green Simontom, norte-americano que sonhava em pastorear uma igreja com 800 membros no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, viu apenas uma pequena igreja nesta mesma cidade onde aportou com tantos sonhos e com muita fé no Senhor. Além da igreja no Rio, também viu nascer uma igreja na cidade de São Paulo, outra na cidade de Brotas e outra na cidade de Lorena. Ordenou o primeiro pastor nacional, o rev. José Manuel da Conceição, ex-clérigo católico-romano, organizou um pequeno seminário, fundou o primeiro jornal protestante do Brasil, o 'Imprensa Evangélica' e organizou o primeiro presbitério da igreja brasileira. Simonton não viu as belíssimas igrejas que temos hoje, não conheceu as inúmeras instituições e missões da Igreja Presbiteriana do Brasil e os frutos da obra presbiteriana em solo nacional, mas trabalhou pelo evangelho de Jesus, o Evangelho da Graça, que transforma vidas, indivíduos, famílias, ambientes, cidades e países.
Durante todos esses anos 154 anos a obra se expandiu por todo o território nacional, muitas foram as mãos que trabalharam nessa igreja, algumas notáveis, outras desconhecidas por nós. Muitos foram os percalços e alegrias, muitos foram atingidos pelo evangelho da salvação e puderam desfrutar das dádivas de Deus. Ao lado de todos os cristãos pertencentes ao Corpo universal de Cristo, a IPB se soma a eles como peregrina nesta terra, anunciando o Reino de Deus por onde quer que esteja presente!
Que Deus abençoe essa caminhada como já o fez por mais de um século e meio, e que muitas vidas sejam ainda restauradas pelo poder do Espírito Santo de Deus, que age através da Palavra da Salvação. Que Ele ilumine os passos de seu rebanho para que sigam no caminho da luz, superando os desafios presentes e gerando frutos que perdurem até a vinda gloriosa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Amém.
Feliz aniversário a todos nós!
#154anos #eufaçopartedessahistoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário