quinta-feira, 9 de agosto de 2012

07 de Agosto - Dia do Presbítero

          No dia sete de agosto a Igreja Presbiteriana do Brasil comemora o dia do presbítero, homem de Deus escolhido para representar a igreja, ensiná-la e auxiliar o reverendo no governo do rebanho de Cristo.

          A palavra presbítero (πρεσβυτερος) vem do grego e significa "ancião", sendo também um sinônimo para "bispo" no N.T:




          Na igreja Presbiteriana, que recebeu este nome por conta de sua forma de governo, exercida por presbíteros, existem dois tipos deles, os regentes e os docentes. Conforme a Constituição da IPB (Art.50) :


“o presbítero regente é o representante imediato do povo, por este eleito e ordenado pelo Conselho, para, juntamente com o pastor (docente), exercer o governo e a disciplina e zelar pelos interesses da igreja a que pertencer, bem como pelos de toda a comunidade, quando para isso eleito ou designado”.


          O presbiterato remonta à igreja primitiva e a responsabilidade desse cargo pode ser vista em textos como o de 1 Pedro:



5.1   Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:



5.2   pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;



5.3   nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.



5.4   Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.



1 Timóteo:


3.2   É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;



3.3   não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;



3.4   e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito



3.5   (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);



3.6   não seja neófito*, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.



3.7   Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.



*novo na fé

          A importância do presbítero na igreja é fundamental para o crescimento desta, sua continuidade, pois devem os presbíteros ser referência e mestres para os mais novos, além de auxiliar o pastor nas decisões a serem tomadas. Quanto mais eficientes são os presbíteros em seu ofício, mais o pastor pode se dedicar ao ensino e exortação da igreja. Uma igreja com um bom conselho de presbíteros gera frutos e torna-se referencia no meio do povo de Deus.

          Apesar de haver diferença entre o presbítero docente e o regente, acredito que também é dever dos presbíteros regentes o ensino na igreja, embora não tenham cursado um seminário, devem ser homens capacitados através do estudo da palavra e da obra do Espírito Santo. Portanto devem os presbíteros se esforçar para aprender e tomar para si áreas como a escola dominical para exercer seu ofício.

          Ser presbítero é zelar com amor o maior bem que Cristo deixou neste mundo, sua noiva, a Igreja, concedendo a ela sabedoria, maturidade e decisões acertadas as quais levarão o Reino de Cristo a ser promovido na terra. Que Deus nosso Pai abençoe a cada presbítero de nossa igreja, não apenas de nossa denominação, mas de toda a Igreja de Cristo que é invisível e universal! Maranata, Vem Senhor Jesus!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário