No dia 12 de Agosto comemoramos o aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil, 153 anos de história, promovendo o Reino de Deus e levando a palavra da salvação ao nosso país!
Há 153 anos atrás, no dia 12 de agosto de 1859 chegava ao Brasil, na então capital do país, a cidade do Rio de Janeiro, o Reverendo americano Ashbel Green Simonton, nascido em West Hanover, Condado de Dauphin, sul da Pensilvânia. No início pregava em navios que aportavam na baía de Guanabara, depois passou a pregar na residencia de estrangeiros. Três anos após sua chegada organizou a primeira Igreja Presbiteriana do Brasil, no Rio de Janeiro, depois organizou mais duas Igrejas na cidade de São Paulo, a primeira, hoje Igreja Presbiteriana Independente, e a segunda, Igreja Presbiteriana Unida (IPB). Em 1864 fundou o jornal, Imprensa Evangélica, e em 1867 organizou um pequeno seminário, ano em que veio a falecer.
Missionários da Igreja Presbiteriana do Sul dos EUA, criada por conta da guerra civil americana, chegaram ao Brasil em 1869 levando, nos anos seguintes, o presbiterianismo às cidades de Campinas, Santa Bárbara D'Oeste e as regiões Mogiana, o oeste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e sul de Goiás, atuando também no Nordeste e Norte do país. Os missionários da Igreja Presbiteriana do Norte dos EUA, trabalharam no estado da Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Em 1870, o Rev. Chamberlain funda a Escola Americana em São Paulo, onde posteriormente a Igreja fundou a Universidade Presbiteriana Mackenzie, referência na área de educação no país.
Em 1888 foi organizado o primeiro sínodo do país, composto pelos presbitérios Rio de Janeiro, Campinas e Oeste de Minas e Pernambuco, 20 missionários, 12 ministros nacionais, e cerca de 3.000 membros comungantes em 50 igrejas locais. Tornando-se assim uma denominação autônoma de suas Igrejas-mães americanas.
Em 1891 foi criado o Mackenzie College.
Em 1895 é criado o Colégio americano de Natal, Rio Grande do Norte.
No ano 1899 foi criado o Seminário Norte, na cidade de Garanhuns, Pernambuco.
Em 1892 é criada a escola Americana em Curitiba, Paraná.
O Colégio Americano de Pernambuco, atual Agnes Erskine em 1904.
Em 1906, o Instituto Ponte Nova, na Bahia.
Em 1908 é criado o Colégio 15 de Novembro, em Pernambuco. Também em 1908 foi criada a escola de Agricultura de Lavras, Minas Gerais.
veja também: Presbiterianos e a Educação
Em 1903 ocorre um cisma na Igreja e surge a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, composta por 2.000 membros, dos 5.000 que professavam o presbiterianismo.
Outras denominações presbiterianas oriundas da IPB e IPI são, Igreja Presbiteriana Unida (1983), Igreja Presbiteriana Fundamentalista (1956), Igreja Presbiteriana Conservadora (1940) e Igreja Presbiteriana Renovada (1975).
saiba mais sobre a história do presbiterianismo em: http://www.mackenzie.br/6922.html
A Igreja Presbiteriana do Brasil também atua na área de missões. No território nacional, através da Junta de Missões Nacionais e ao redor do mundo através da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais. O papel missionário da IPB já levou o presbiterianismo ao Paraguai, Bolívia e Angola, organizando igrejas, e a muitos outros países.
Por toda a sua história e atuação social, a Igreja Presbiteriana do Brasil mostra ao povo brasileiro que é diferente de muitas outras instituições mercenárias que surgiram nas últimas décadas usando o nome de Cristo para enganar e destruir vidas. Ao longo de nosso percurso é possível ver os frutos que esta igreja deu e continua dando, levando a palavra de Deus ao Brasil, transformando vidas e ensinando de forma profunda e acurada as Sagradas Escrituras.
Sola Gratia
Sola Scriptura
Sola Fide
Solus Christus
Soli Deo Gloria
Agradecemos Senhor por mais um ano de existência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário