domingo, 19 de maio de 2013

Domingo de Pentecostes


Hoje é Domingo de Pentecostes, uma data importantíssima para a Igreja Cristã comemorada por toda a cristandade desde a muito tempo. A celebração de hoje pode ser considerada o aniversário da Igreja, pois foi no derramamento do Espírito Santo de Deus, o Pneuma (sopro no Grego), que o Corpo de Jesus tomou forma. Não havia mais barreiras entre Judeus e Gentios, mas todo aquele escolhido por Deus receberia seu Espírito Santo, tornando-se o próprio Templo onde Deus habita. A essa comunidade de santos, isto é, separados, foi dado o nome de Igreja, uma instituição Divina que recebeu o poder do Espírito Santo para proclamar a Palavra da Salvação a todo o mundo.

Dentro desse Corpo, cada membro é agraciado com dons para o serviço e funcionamento da Igreja, cada um é importante para que a presença de Jesus se faça real neste mundo. A relação da Igreja, o Corpo e de Cristo, o Cabeça, é uma relação de amor e cuidado, um relacionamento profundo, o qual o Apóstolo Paulo diz para que se espelhasse o casamento. 

De todos os cantos do planeta, todos os povos, de todas as línguas, das mais variadas culturas, homens, mulheres, crianças, de todas as cores e etnias, ricos e pobres, entre as denominações, existe um povo chamado Igreja. Entre esse povo não há barreiras, pois é o Espírito que os une. E através do nome que carregam, os Cristãos fazem a diferença neste mundo liderados pelo Rei dos reis e Senhor dos senhores, promovendo a salvação e regeneração de vidas pelo poder do Espírito Santo que convence o homem do pecado e o faz crer na obra expiadora de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Após serem redimidos pelo sangue de Jesus, Ele junto do Pai envia o Espírito Santo, o próprio Deus para fazer morada corações humanos. Este Espírito que estava confiado a profetas e sacerdotes, cuja a habitação era parcial, hoje faz morada em corações de homens e mulheres simples que foram regenerados pelo Cordeiro. 

Esta é uma época de graça sem tamanho, Deus age revelando sua Palavra, demonstrando amor e fazendo morada na vida do homem. Ser Igreja é um privilégio que muitos não compreendem, pois estão presos às quatro paredes que os cercam. Mas quanto toma-se consciência da grandeza desse corpo universal, que une tantas pessoas de diferentes épocas e culturas, somos levados a repensar nosso papel no mundo. 

Pentecostes, data de festa e alegria, o início de uma jornada que levou a salvação aos confins da Terra, derramando dons, consolo, paz, verdade e vida para todo o que nasce da água e do Espírito. Que a Igreja mantenha essa chama acesa durante toda sua existência e viva pelo poder e luz do Espírito Santo de Deus. Adorando o único e verdadeiro Deus Trino, que revela-se na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém, feliz dia de Pentecostes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário